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Setores De Uma Agência De Publicidade – PT 2: Planejamento


 

Dando sequência aos conteúdos sobre os setores de uma agência de publicidade, iremos abordar nesta matéria um setor que respira estratégia e inspira solução. Estamos falando do Planejamento Publicitário.


Onde tudo ganha forma...


Podemos dizer que o planejamento é a etapa onde tudo começa a se transformar, de fato, em um projeto a ser entregue à empresa-cliente. O planejamento é o que define os rumos que os jobs irão tomar, baseados a partir das informações do briefing coletado pelo pessoal do *atendimento (vide matéria anterior).


Os profissionais de planejamento estão sempre integrados com toda a equipe, já que se faz necessário o constante contato desde setor de atendimento até a entrega final do setor de criação. Por este motivo, a comunicação é uma habilidade muito presente entre essas pessoas.


As principais características dos profissionais de planejamento são:


- Capacidade analítica: quem é de planejamento, vive de análises e precisa julgá-las de modo assertivo;

- Forte veia estratégica: a estratégia é o que pulsa dentro do profissional de planejamento;

- Criatividade: unida à estratégia, é o que gera a solução inovadora que o cliente precisa

- Trabalho em equipe: todas as áreas dependem do planejamento para que o projeto seja desenvolvido. Isso faz com que o setor planejamento tenha uma forte conexão com os demais setores da agência.


Isso tudo faz com que a pessoa que atua no planejamento (tanto no de marketing, quanto no de comunicação) tenha o know how de mercado necessário para lidar com empresas inseridas em quaisquer nichos, além do conhecimento da concorrência e do perfil do target por meio de estudos e análises (como a famosa análise SWOT), garantindo que a agência reconheça os pontos positivos e negativos referentes ao micro e macroambiente.


Principais atividades:


- Levantamento de análises;

- Estudos de cases;

- Definição do posicionamento, benefícios primários e secundários;

- Definição das táticas de comunicação mercadológicas mais apropriadas ao projeto;

- Panejamento de mídia;

- Follow up para alinhamento das estratégias



*Palavras que você mais vai ouvir de quem é do planejamento: briefing; SWOT; target; posicionamento e estratégia.


Você chegou ao fim desta matéria! Gostou da leitura?

Não deixe de acompanhar os próximos conteúdos sobre os Setores Da Agência De Publicidade.


#VemPraGV


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