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Setores De Uma Agência De Publicidade – PT 3: Pesquisa


 

O terceiro setor a ser apresentado nessa sequência de conteúdos sobre as agências de publicidade, é o setor de Pesquisa de Mercado. É por meio deste trabalho que surgem os melhores insights.


Onde tudo é explorado...


Se tem uma coisa que é importante para a definição de estratégias, sem dúvidas é o conhecimento do mercado com o qual a agência está trabalhando. Conhecer o mercado vai além de entender como pensam os clientes e a concorrência... Se trata de saber bem em qual solo estamos pisando para que, depois, possamos explorar e colher seus frutos (ideias, estratégias, resultados, comprovações e feedbacks).


Dada essa analogia, a pesquisa de mercado é essencial para toda campanha de sucesso que uma agência desenvolve. Quanto mais sabemos dos nossos clientes, melhores são as chances de construirmos um forte relacionamento e melhores são as chances de vendas.


É através da pesquisa que a agência tem todo o embasamento para defender suas ideias e objetivos, já que o trabalho de um profissional de pesquisa de mercado se trata de recolher dados quantitativos (números) e qualitativos (opiniões) para que a agência tenha todas as informações completas e necessárias. Afinal, sabemos que toda e qualquer informação vale ouro!


Porém, o trabalho de um profissional de pesquisa vai além da coleta de dados.


Suas principais atividades desempenhadas são:


- Pesquisa exploratória (busca por dados secundários – pesquisados em sites, revistas, jornais e livros, geralmente mais básicos e genéricos para se introduzir em algum assunto);

- Pesquisa de campo (busca por dados primários, vindos direto da fonte – experimentos ou o próprio target);

- Tabulação de dados;

- Identificação do problema de pesquisa;

- Definição do público-alvo, objetivos e metodologia da pesquisa;

- Elaboração de questionários;

- Análise de concorrência, produtos, embalagens e resultados;

- Aplicar pesquisas de satisfação

- Auxiliar o setor de planejamento.


Por se tratar de um trabalho de cunho estratégico, o setor de pesquisa trabalha em conjunto com o setor de planejamento (vide matéria anterior). Juntos, os dois setores funcionam como uma perfeita engrenagem.


O perfil do profissional de pesquisa de mercado envolve:

  • capacidade analítica, curiosidade, comunicação interpessoal, olhar sensível para identificar questões ocultas, além de habilidade com números e tabelas.


*Palavras presentes no vocabulário dos profissionais de pesquisa de mercado: target, questionário, porcentagem, metodologia, tabulação, concorrência e análise.


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#VemPraGV


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