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Setores De Uma Agência De Publicidade – PT 4: Mídia


 

Dando continuidade à série de conteúdos sobre os setores de uma agência de publicidade, a matéria de hoje é sobre o setor de Mídia. Podemos afirmar que nenhum negócio tem um resultado significativo se a sua marca não se fizer conhecida pelas pessoas que a consomem. É esse o trabalho do mídia: trabalhar na divulgação de uma marca, produto ou serviço.


ONDE TUDO TEM VOZ...


Se pudéssemos escolher apenas uma das figuras típicas do universo publicitário para representar o profissional de mídia, com certeza seria o megafone. 📢

Isso porque essa figura transmite a mensagem de dar voz a quem tem algo a dizer.


É o profissional de mídia quem faz a intermediação entre o cliente e os veículos midiáticos, tais como rádio, televisão, jornais, revistas, internet, redes sociais, além das mídias out of home, como outoor, busdoor, taxidoor, materiais para merchandising, entre outras. Visto isso, o trabalho do mídia não gira em torno somente de mídias tradicionais, como rádio, tv e outdoor... Ele conhece todo o universo das mídias e entende qual delas é a mais adequada para cada cliente e cada problema de campanha.


Podemos dizer que este setor trabalha dentro de uma pirâmide, onde os três vértices são o cliente, o target e o veículo. Por conhecer tão bem as mídias e possuir muitos contatos com os clientes e os veículos de comunicação, o mídia desenvolve as seguintes habilidades principais:


- Ser comunicativo

- Ser diplomático

- Ser racional

- Ser analítico

- Ser negociador

- Analisar dados quantitativos e qualitativos

- Conhecer o target e o nicho de mercado

- Conhecer as táticas de comunicação mercadológica (além das mídias tradicionais)


Em uma agência, todas as áreas estão interligadas, já que uma campanha requer que todas as partes envolvidas estejam conectadas e imersas no projeto. Por conta disso, além do atendimento e da pesquisa de mercado, o setor de mídia também trabalha em conjunto com o setor de planejamento (vide matéria anterior)


As principais atividades desempenhadas pelo profissional de mídia são:


- Planejamento de mídia

- Direcionamento de verba da campanha (breakdown);

- Contato com os veículos para cotação e veiculação;

- Negociação de custos;

- Programação de inserções;

- Análise do media kit (apresentação comerial contendo preços, alcance, dados do target, entre - outras informações importantes sobre o veículo);

- Análise do target (dados demográficos, sociais, econômicos e perfil do público);

- Acompanhamento/relatório dos resultados da veiculação.


*Termos mais presentes no vocabulário dos profissionais de mídia: verba, análise, veiculação, target, inserção, alcance, anúncio e breakdown.


Você chegou ao fim desta matéria! Gostou da leitura?

Não deixe de acompanhar o próximo conteúdo sobre os Setores Da Agência De Publicidade.


#VemPraGV


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