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Setores De Uma Agência De Publicidade – PT 5: Criação


 

Para fechar com chave de ouro a série de posts sobre os setores de uma agência de publicidade, iremos abordar hoje o setor responsável por dar sentido a todo o projeto. Estamos falando da Criação.


É por meio da criação que toda ideia sai do modo abstrato e se transforma em soluções e resultados. Essa é a especialidade dos profissionais de criação. Falando a simples modo, ele pega uma ideia que diz “A, B e C” e, através de um conceito criado, a transforma em um alfabeto completo, com todas as letras que se tem direito.


Muitos imaginam que o setor de criação publicitária é o mais importante em uma agência. Essas pessoas estão enganadas. De nada adianta um trabalho de planejamento todo estruturado se o time de criação não executar as estratégias para transmitir a mensagem correta, como também, de nada adianta um trabalho de criação todo bonito e conceitual se as estratégias não estão alinhadas aos objetivos do cliente. Um setor depende do outro para que a entrega final da campanha tenha sucesso.


As principais atividades que um profissional de criação desempenha são:

- Reunião de brainstorming;

- Definição de conceito criativo;

- Criação de peças visuais (como logos e ilustrações e tratamento de fotografias);

- Criação de peças audiovisuais (curta metragem, longa metragem, teasers);

- Edição de áudio (spots, jingles, podcasts e demais materiais sonoros);

- Criação de roteiros radiofônicos e audiovisuais;

- Redação publicitária (textos, legendas, slogans);

- Captura de imagens (fotografia e filmagem);

- Composição visual para captura de imagens.


A hierarquia do setor de criação funciona da seguinte forma: acima do time de criação, temos o diretor de criação (responsável por todo o conceito e aprovação das peças) e, sob seu comando, temos o que é chamado “a dupla de criação”, composta pelo designer gráfico e o pelo redator publicitário.


Além da criatividade (óbvio), estas são as principais competências de quem trabalha com criação publicitária: ter a mente aberta, ser curioso, conhecer o target e o cliente; conhecer as técnicas e programas de edição; conhecer os formatos de mídia, ter olhar crítico, ter conhecimento da língua, saber lidar com críticas, ter facilidade em desenvolver textos, conhecer movimentos artísticos, além de ter sensibilidade para enxergar necessidades e oportunidades.



Termos mais falados pelos profissionais de criação: “Cadê o briefing?”; “Quero café”; “Pra ontem”; alteração; job; brainstorming; branding; copywriting; conceito; arte e alteração (de novo).


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#VemPraGV


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